A imagem da aproximação de uma embarcação de turismo de uma baleia em Arraial do Cabo, nesta segunda-feira (23), chamou a atenção nas redes sociais. O avistamento e a observação de cetáceos no litoral do município movimenta a economia da cidade entre os meses de junho e novembro.
No registro é possível ver que uma baleia agita a cauda bem perto do barco, que está cheio de turistas. Ela faz esse movimento quatro vezes seguidas. Uma outra embarcação próxima também testemunha a ação da baleia.
A imagem foi captada perto da Ilha do Farol.
“Ela tá dizendo assim: sai daqui cambada”, disse uma pessoa que acompanha a filmagem.
Outras pessoas dizem que a embarcação está cheia. “Acho que nem cabe aquele tanto de pessoa ali”, se referindo a uma possível superlotação.
Durante os meses de avistamento de baleias, os donos de embarcações de turismo são orientados a tomar cuidados para evitar acidentes envolvendo os animais marinhos ou que as baleias não retornem ao local por causa da falta de ordenamento. Entre elas, não ficar a menos de 100 metros da baleia ou deixar o motor engrenado na aproximação.
As embarcações não podem:
1- Aproximar-se de qualquer espécie de cetácio com o motor ligado (engrenado) a menos de 100 metros de distância do animal mais próximo, devendo o motor ser obrigatoriamente mantido em neutro.
2- Ligar (reengrenar) o motor para afastar-se do animal (ou animais) antes de avistá-lo (ou avistá-los) claramente na superfície a uma distância de, no mínimo, 50 metros (50 metros) da embarcação.
3- Aproximar-se do (ou dos) animal (ou animais) que já esteja (ou estejam) submetido (ou sunmetidos) à aproximação, no mesmo momento, de pelo menos duas embarcações.
4- Perseguir com o motor ligado (engrenado), qualquer espécie de cetáceo por mais de 30 minutos, ainda que respeitadas as distâncias estipuladas.
5- Interromper o curso de cetáceo de qualquer espécie, dividindo-o ou dispersando-o
6- A prática de mergulho ou natação, com ou sem o auxílio de equipamentos, a uma distância inferior a 50 metros, de baleia de qualquer espécie.
7- A aproximação de quaisquer aeronaves e cetáceos em altitude inferior a 100 metros sobre o nível do mar.
Sobre a superlotação, o Manchete Lagos entrou em contato com a prefeitura de Arraial do Cabo e aguarda um posicionamento.
