O Procon de Cabo Frio informou que, nos últimos 12 meses, foram abertos 22 procedimentos para reclamações ou denúncias contra prestadoras de serviços turísticos. Entre os problemas relatados, estão Atraso em voos, cancelamentos, overbooking, publicidade enganosa e descumprimento da oferta, são as queixas mais recorrentes.
Entre os estabelecimentos denunciados está a Eureka Turismo e Viagens, acusada por cerca de 30 clientes de não prestar os serviços prometidos. Os clientes compraram pacotes internacionais, para Parques da Disney, mas tiveram problemas com voos, hospedagens e até com ingressos falsos para acessar os parques. Alguns tiveram prejuízos de mais de R$ 50 mil. Por conta das reclamações, o Procon de Cabo Frio interditou a agência, que não pode mais funcionar nem na internet.
O Procon informou ainda que a maior incidência de reclamações ocorre na alta temporada, tanto de turistas referente a serviços de prestadores em Cabo Frio, quanto de moradores do próprio município, referente a contratações de serviços de empresas de fora.
Segundo a coordenadora-geral do Procon, Monica Bonioli, entre os cuidados a serem tomado pelos clientes estão a conferência do CNPJ da empresa e buscar indicações e se há reclamações registradas contra o negócio.
O Procon esclarece, ainda, que em relação às locações de temporada, o órgão só faz o registro quando há intermediação, por meio de imobiliárias ou sites, pois a locação entre pessoas físicas não se configura uma relação de consumo.
SERVIÇO
O Procon de Cabo Frio pode ser contatado pelos seguintes meios: WhatsApp para denúncias e agendamentos pelo número (22) 99907-2821, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; presencialmente, na Rua Florisbela Rosa da Penha, Braga, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e no Procon Tamoios (Shopping Unapark) às terças e quintas, das 9h às 16h; e por e-mail para [email protected].
