A prefeitura de Cabo Frio informou que vai fazer uma campanha de conscientização sobre segurança e a importância da manutenção de embarcações entre os donos de lanchas que atuam na cidade. A medida será tomada após dois casos de incêndio em embarcações que terminaram com sete pessoas feridas. Seis delas, uma família de Minas Gerais e um condutor, continuam internados em estado grave em hospitais do Rio.
Além disso, o Conselho Municipal de Turismo criou um grupo para analisar, revisar e elaborar propostas de alteração na Lei Municipal que dispõe sobre o ordenamento e funcionamento dos serviços e atividades de transporte de passageiros em embarcações de turismo. Uma Comissão de Turismo Náutico foi criada para aperfeiçoar a legislação.
Em Cabo Frio, segundo a Guarda Marítima e Ambiental, existem, atualmente, cerca de 10 marinas particulares com aproximadamente 705 embarcações. Mas nem todas fazem o serviço de aluguel para turistas.
O que dizem os especialistas – De acordo com Associação Brasileira de Construtores de Barcos (Acobar), os motores marítimos tem prazos diferentes de revisão, de acordo com modelo e marca. Mas, no geral, eles devem passar por avaliação, pelo menos, uma vez ao ano. Alguns modelos exigem manutenção até com 6 meses de uso.
Além das manutenções periódicas, é essencial ligar o motor semanalmente e sempre retirar toda a água salgada dentro e fora após o uso. Ainda, independentemente das revisões periódicas, antes de sair certifique-se sempre que o comando, a direção e a hélice estão funcionando bem. Abra também a sala de máquinas e verifique se o motor está executando sua função normalmente.
Outra sugestão é testar também os componentes elétricos e botões do painel antes da utilizar a embarcação, como bombas de porão, luzes de navegação e GPS.
