Uma força-tarefa nesta quinta-feira (23) retirou abrigos que, segundo denúncia de moradores, eram usados para o uso de drogas em um terreno às margens da Avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia, a Linha Vermelha. O espaço passou a ser conhecido como cracolândia, em alusão ao espaço em São Paulo onde usuários de crack se reúnem.
A ação também fez a remoção de entulho acumulado por moradores de rua que vivem na região.
O subsecretário de Ambiente e coordenador da Pronta Ação, Cesar Romero, destacou que a operação faz parte da segunda abordagem da administração municipal. A primeira ocorreu na última segunda-feira (20) quando a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade realizou o cadastro de pessoas em situação de rua de Macaé e outros municípios que estavam no espaço. “Já é nosso protocolo realizar vistorias pela cidade, buscando evitar riscos de segurança e ambientais. Estamos monitorando o local há três semanas e identificamos que cerca de 25 pessoas utilizavam o local durante o dia. O número crescia a noite com a presença de aproximadamente 70 pessoas. O objetivo é estabelecer medidas que possam continuar garantindo a ordem nesse espaço”, disse o representante do setor de Inteligência da Pronta Ação, Baldan Fernandes.
A Coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) realizou a inspeção com agentes de endemias e resíduos como copos, lonas, baldes e móveis que podem proliferar larvas do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e outras arboviroses. Também será realizado um trabalho de controle de roedores e caramujo africano.
