Com o tempo seco, características do outono e do inverno, o número de focos de incêndio em vegetação no estado do Rio vem aumentando. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram registrados neste mês 132 focos. No mesmo período do ano passado foram apenas 17. Houve um aumento de quase 800% de aumento só em junho.
Em Maricá, um balanço divulgado nessa quarta-feira (26) mostrou que, de janeiro a junho deste ano, foram registrados 853 casos de incêndios em vegetação na cidade. De acordo com o Setor de Meteorologia da Defesa Civil de Maricá, a cidade está passando por um período de estiagem, já que a última chuva registrada foi em 5 de junho. Durante esse mês, um sistema de alta pressão atmosférica inibiu a formação de nuvens.
“Esse fenômeno permitiu que uma massa de ar quente e seca na região. Por isso, frentes frias não conseguiam passar pela cidade, resultando em dias mais quentes e com baixa umidade relativa do ar”, explicou a meteorologista Nathália de Oliveira.
Só nesta semana, as equipes de combate a incêndios foram mobilizadas para conter dois grandes focos, em Amendoeiras e São José do Imbassaí. A área atingida não foi divulgada.
Como evitar queimadas
A Defesa Civil de Maricá dá dicas para evitar incêndios – sobretudo nos dias de clima mais seco.
- Descarte guimbas de cigarros em locais adequados.
- Não queime entulho, lixo ou folhas secas, principalmente em locais próximos a áreas de vegetação. Aguarde o dia da coleta pública.
- O fogo não é um agente de limpeza ou opção para renovar a pastagem. Por isso, busque alternativas sustentáveis para esta ação.
- Mantenha sua propriedade sempre limpa, mesmo com pouca ou sem nenhuma vegetação.
- Não solte balões; além de perigoso, é crime.
- Atente-se a qualquer foco de incêndio e avise as autoridades competentes em caso de emergência.

Com informações do g1