Pacientes relataram que a UPA do Parque Burle, em Cabo Frio, suspendeu os atendimentos na tarde desta sexta-feira (13). A entrada dos pacientes que procuram a unidade para atendimento de urgência e emergência está fechada. O local onde os pacientes apresentam a documentação e pedem atendimento está vazio. Cena bem atípica, principalmente no início de um fim de semana.
Uma senhora com problemas de saúde respiratórios procurou a UPA nesta tarde e não conseguiu atendimento. “Eu estou passando mal desde ontem e estão me negando atendimento. É um direito meu”, desabafou. Sem ter como se deslocar para outra unidade de saúde, ela aguardava uma carona para procurar atendimento em outra cidade próxima, como Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Búzios.
É mais um capítulo da colapso da saúde em Cabo Frio após as eleições municipais. Funcionários da saúde dizem que estão sem receber desde outubro. Não há previsão para pagamento de parte da categoria.
Nesta manhã, dois diretores do Hospital São José Operário, no bairro São Cristóvão, que recebe pacientes graves, pediram exoneração dos cargos, alegando falta de condições para trabalhar. Eles dizem que há falta de insumos e equipamentos e que a equipe está sem receber salários.
Nossa produção entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio e aguarda um retorno. Também entramos em contato com as prefeituras de Arraial do Cabo, Búzios e São Pedro da Aldeia para conferir o impacto da crise na saúde em Cabo Frio nos atendimentos dessas cidades e aguardamos um posicionamento.
