Muitas pessoas foram ao mercado para as compras de Natal e se surpreenderam com os preços, que estão mais altos em relação ao ano passado. Uma pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município (SindilojasRio), realizada com 250 consumidores, revelou que 72% planejam uma ceia mais modesta, citando alta nos preços, desemprego e queda na renda como fatores determinantes. Com os produtos da mesa de Natal, cerca de 75% dos consumidores pretendem comprometer até 10% da sua renda; 20% entre 10% e 15%; e para 5% a ceia pode pesar mais do que 15%.
Apesar disso, 71% pretendem gastar até R$ 250,00 com a ceia, enquanto 70% planejam usar o cartão de crédito parcelado para as compras. Para 75% dos consumidores, os gastos com os produtos natalinos comprometerão até 10% da renda, e itens como peru, frango e lombo aparecem entre os mais citados para compor o cardápio.
Os produtos mais citados que deverão compor a ceia foram peru/ chester/ frango (50%); lombo/ pernil (25%); bacalhau (8%); frutas (6%); vinho/ cerveja/ refrigerante (10%); e 1% outros.
Além da ceia, presentes também impactam o orçamento: 75% pretendem gastar até 15% da renda total. A pesquisa mostrou que 50% usarão o cartão de crédito como principal forma de pagamento, enquanto 10% optaram por pagamentos à vista, como débito ou Pix.
A alta nos preços da ceia, de acordo com a FecomercioSP, foi de 9,54% em 2024. Batata (+30,82%), azeite (+28,58%) e arroz (+19,58%) lideram os aumentos, enquanto itens como cenoura (-26,08%) e tomate (-25,15%) ficaram mais baratos, podendo aliviar os custos para os consumidores.
