A Prefeitura de Casimiro de Abreu divulgou um vídeo nas redes sociais repudiando atos de vandalismo realizados na Igreja de São João Batista, localizada em Barra de São João. A igreja tem 400 anos e teve a reforma concluída há apenas duas semanas. A obra era esperada há quase duas décadas.
Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), a igreja é reconhecida como a edificação mais antiga de Casimiro de Abreu e um dos grandes símbolos culturais do município. Localizada na confluência do Rio São João com o mar, ela enfrentou décadas de deterioração que ameaçaram sua existência. A restauração contemplou desde a recuperação das fachadas, altar-mor e pisos até a revitalização da torre sineira e modernização de sistemas elétricos e hidráulicos.
“Este ato lamentável de desrespeito não apenas agride um patrimônio histórico e cultural de nossa cidade, mas também fere os valores religiosos e a memória de nossa comunidade. A Igreja de São João Batista, além de sua relevância histórica, é um símbolo da fé e da identidade de Barra de São João.”, disse a nota de repúdio da prefeitura.
Agora as autoridades tentam identificar os autores do ato de vandalismo.
