Operários que atuam na obra de construção, em Cabo Frio, do Centro Tecnológico da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), obra do governo do estado, entraram em contato com a reportagem do Manchete Lagos para denunciar as péssimas condições de trabalho.
Eles alegam diversas irregularidades, que incluem, o fornecimento de alimentação estraga. Em um vídeo gravado no fim de janeiro, os operários relatam que as “quentinhas” fornecidas estavam “azedas” e não poderiam ser consumidas. No registro, os trabalhadores aparecem comendo biscoitos comprados por eles em um supermercado próximo porque não conseguiram almoçar. Segundo eles, não foi a primeira vez que isso aconteceu. No ano passado, os trabalhadores também tiveram problemas com as “quentinhas” pelo menos uma vez.
Os operários ainda dizem que estão há sete meses sem depósito do FGTS, com plano de saúde suspenso e com o atraso de dois meses no vale alimentação.
Os trabalhadores dizem ainda que, por causa das reclamações, a empresa responsável pela obra estaria promovendo demissões. Tiago Souza foi um deles. O operário perdeu o emprego nessa quinta-feira (6), após a denúncia feita ao Manchete Lagos. “Eles estavam massacrando a gente”, disse.
O Sinticom (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de São Gonçalo, Itaboraí e Região) informou que já tomou conhecimento das reclamações e tem reunião marcada com a construtora responsável pela obra no próximo dia 11. “Se caso a empresa não apresentar uma proposta para sanar as questões dos trabalhadores, já encaminhamos também ao nosso departamento jurídico para formular denúncia ao Ministério Público do Trabalho”, disse Kennedy Justino.
O Manchete Lagos entrou em contato com a Construtora Metropolitana, responsável pela obra e aguarda um retorno.
A obra de construção da unidade da Faetec, no 2ª Distrito de Cabo Frio, está orçada em R$ 23 milhões, começou em 2022 e de acordo com o Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação já está com 70% concluída. Entramos em contato com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e aguardamos um posicionamento sobre o prazo de conclusão da obra.
