Um projeto enviado nesta sexta-feira (14) para a Câmara de Vereadores de Cabo Frio quer proibir a comercialização e a instalação de equipamentos que forçam a rotação do motor de motocicletas para acima do permitido para produzir barulho, prática conhecida popularmente como “corte de giro”.
O prefeito da cidade, Dr. Serginho (PL), divulgou um vídeo nas redes sociais onde falou sobre a novidade. De acordo com o projeto, a partir da aprovação do projeto pelos vereadores, a fiscalização das lojas que vendem esse tipo de produto ficará a cargo da Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Fazenda.
Na semana passada, o prefeito divulgou a intensificação das fiscalizações para evitar esse tipo de prática, considerada infração gravíssima de trânsito por perturbação do sossego. A multa é de R$ 293,47 e o condutor leva sete pontos na carteira. No primeiro dia de ação, 11 motocicletas foram apreendidas.
Outra prática combatida nas fiscalizações é o chamado “grau”, quando o motociclista empina a moto, colocando motoristas e pedestres em risco. A pena para o “grau” é mais severa: infração gravíssima com sete pontos, suspensão do direito de dirigir, retenção do veículo e recolhimento da habilitação.
O Manchete Lagos aguarda um retorno da prefeitura sobre as punições previstas no projeto enviado à Câmara para os estabelecimentos que comercializam ou instalam equipamentos que deixam as motos mais barulhentas.
