Professores municipais de Cabo Frio relatam terem sido agredidos com gás de pimenta durante um protesto na sede da Prefeitura, no Centro, nesta manhã. De acordo com os manifestantes, agentes da guarda municipal teriam utilizado o produto contra um grupo que se encontrava na antessala do gabinete da prefeita Magdala Furtado, enquanto proferiam palavras de ordem. O Sepe Lagos (Sindicato dos Profissionais da Educação da Região dos Lagos) afirma que os membros do sindicato estavam tentando agendar uma audiência com a prefeita há mais de um ano, sem sucesso, e decidiram ocupar o espaço público como forma de protesto.
Um vídeo divulgado nas redes sociais do Sepe Lagos mostra os manifestantes começando a tossir e se dispersar, alegando o uso de gás de pimenta. Embora os integrantes do Sepe afirmem que os agentes da guarda tenham utilizado o produto, o vídeo não registra essa ação. Em outro momento, vários professores aparecem do lado de fora da prefeitura tossindo e demonstrando irritação nos olhos. As imagens também mostram uma criança que teria sido atingida pelo gás de pimenta.
Além desse incidente, o Sepe declara que a guarda municipal tentou deter a coordenadora do Sepe Lagos, Denise Alvarenga, por supostamente agredir um agente público, uma acusação que foi negada pelo Sindicato.
Mais tarde, os professores tentaram ser recebidos pela secretária de Educação de Cabo Frio e se reuniram em frente à sede da secretaria, onde guardas municipais também estavam presentes. O Sindicato afirma que a prefeitura pretende receber apenas a coordenadora do sindicato, enquanto os manifestantes exigem que um grupo seja recebido pela secretária.
Hoje, os profissionais do Sepe Lagos realizaram uma paralisação de 24 horas, reivindicando reajuste salarial, que segundo eles não é concedido há quase dois anos, e um Plano de Carreira. O Sepe não divulgou quantas escolas participaram da paralisação.
Em nota, a prefeitura enviou o seguinte posicionamento sobre as reivindicações dos profissionais da Educação e sobre a ação contra os manifestantes na sede da prefeitura:
“A Prefeitura de Cabo Frio informa que concedeu aumento do piso salarial para os Docentes I e II, com efeito a partir do pagamento deste mês de maio, além do enquadramento para os servidores. A Prefeitura optou por não se reunir com o sindicato, pois entende que as reivindicações estão sendo atendidas por meio da comissão permanente dos diretores, em um diálogo contínuo.
Além das melhorias salariais, até o momento, a atual gestão empossou 234 candidatos aprovados no concurso público de 2020 para os cargos de docentes I, docentes II, inspetor escolar, inspetor de alunos, orientador educacional, supervisor escolar, psicopedagogo auxiliar de classe, inspetor de alunos, secretário escolar e cozinheiro. Outros 214 candidatos estão aguardando a conclusão dos exames admissionais, etapa que antecede a posse para os seguintes cargos: docente I, inspetor escolar, inspetor de alunos, supervisor escolar, cozinheiro.
Com relação à manifestação do Sindicato dos Profissionais da Educação, ocorrida na manhã desta terça-feira (07). Diante da alteração dos ânimos por parte dos manifestantes e da tentativa de invasão do prédio público, a Guarda Civil Municipal, de forma pacífica, utilizou os meios necessários para a contenção dos manifestantes, que agiram com truculência”
