Em Rio das Ostras, começam nesta quarta-feira (15), as ações da campanha “Faça Bonito”, de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. No próximo dia (18), o Brasil lembra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No Rio, de acordo com o ISP (Instituto de Segurança Pública), foi registrada em 2023, 1 denúncia de estupro de crianças a cada 2 horas e meia.
A Campanha “Faça Bonito” em Rio das Ostras vai durar durante todo o mês de maio. De acordo com informações disponíveis no site oficial da campanha (www.facabonito.org), as principais violações de direitos contra crianças e adolescentes incluem exploração econômica (trabalho infantil), negligência, abandono, além das violências física, sexual, psicológica e institucional.
A campanha é uma oportunidade para a comunidade se envolver na luta, promovendo a conscientização e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. A campanha é realizada pela Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
PROGRAMAÇÃO:
15 de maio: Roda de Conversa na Escola Municipal Sebastião Loubach, com horários às 9h e às 14h. – Cidade Praiana.
16 de maio: Roda de Conversa na Escola Municipal Professora Maria Teixeira de Paula, com horários às 9h e às 14h. – Jardim Campomar.
17 de maio: Ação de mobilização na Praça José Pereira Câmara, no Centro, das 9h às 16h, com panfletagem e distribuição de informações.
20 de maio: Roda de Conversa com os jovens do Programa Geração Aprendiz, no Centro Integrado de Convivência – CIC, com horários às 9h e às 14h – Nova Esperança.
23 de maio: Roda de Conversa com os integrantes do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente – Nasca, com horários às 10h e às 15h.
28 de maio: Oficina com as famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos – Paefi e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas. – Centro.
29 de maio: Seminário sobre violência doméstica e familiar, abuso sexual contra crianças e adolescentes, na Câmara de Vereadores, às 14h.
