O Surfista João Chianca, o Chumbinho, ficou com o quinto lugar na sétima etapa do Circuito Mundial de Surfe, em El Salvador. O atleta de Saquarema foi eliminado nas quartas de final pelo tricampeão mundial Gabriel Medina.

Foi a primeira vez que João Chianca surfou na elite depois de tornar o quarto melhor do mundo, em 2023. Ele se afastou das competições depois de um acidente que sofreu no fim do ano passado, no Havaí. Chumbinho chegou a ficar internado.
O início de Chumbinho na etapa foi difícil. O surfista de Saquarema teve a pior média de notas na rodada de abertura, na quinta-feira (6), com o americano Griffin Colapinto e o australiano Ryan Callinan. Na rodada de eliminação, na manhã de sexta (7), Chumbinho passou pelo havaiano Barron Mamiya.
Nas oitavas, João Chianca voltou a enfrentar Griffin Colapinto. Desta vez, teve um desempenho melhor que o americano. O último desafio de Chianca em El Salvador foi nas quartas de final, na derrota para Medina.
O vencedor da etapa foi o Havaiano John John Florence, que bateu na decisão o brasileiro Yago Dora. No feminino, a vitória ficou com a americana Caroline Marks. A brasileira Tatiana Weston-Webb ficou nas quartas de final.
Depois de El Salvador, o Championship Tour (CT) volta para a etapa de Saquarema, que acontece entre os dias 22 e 30 de junho, na Praia de Itaúna. Esta é a última etapa antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, nos quais João Chumbinho já está garantido.