De cada 10 internações por conta da gripe no Rio de Janeiro, 3 são de crianças abaixo dos 4 anos de idade. Esse índice é o dobro do registrado na terceira semana de maio, quando o índice de internação dessa faixa etária estava em 14%. Os dados são do Painel de Indicadores Precoces, da Secretaria de Estado de Saúde.
Os dados mostram ainda que as principais causas de internações de crianças estão os vírus que provocam a bronquiolite, com 51,2% dos casos e o Rinovírus, com 25% dos registros. Em junho, 221 crianças solicitaram internação por conta da gripe no Rio.
“Seguimos em alerta e monitorando o número de casos. Este período do ano é muito caracterizado por síndromes respiratórias e, por isso, a atenção precisa continuar redobrada. Em caso de sintomas como febre persistente e dificuldade para respirar, reforçamos a necessidade de os pais levarem os seus filhos a uma unidade de atendimento mais próxima”, ressaltou a secretária de estado de Saúde, Claudia Mello.
Também preocupa o percentual de internações por gripe em idosos acima de 80 anos. Em junho, eram mais de 100 internações no estado. A maior parte causada pelo vírus da influência tipo A.
A vacina contra a gripe, disponível na rede pública, combate a maioria dos vírus que causam doenças relacionadas à gripe. Mas o índice de vacinação no estado está bem abaixo da meta. O último levantamento mostra que apenas 30% do público-alvo (crianças e idosos) tomaram a dose neste ano.
