O sistema de tratamento de esgoto da Região dos Lagos será ampliado e modernizado até o fim de 2025, com a previsão de uma série de obras em Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. O sistema passará a ser terciário, com a retenção mais eficiente de resíduos, evitando a contaminação da Lagoa de Araruama. Essa mudança deve alterar o cenário no ponto com a pior balneabilidade da lagoa: a Praia do Siqueira, em Cabo Frio.
As obras, orçadas em R$ 450 milhões, devem começar no segundo semestre, com previsão de conclusão em 2025. Elas fazem parte da revisão do contrato de concessão da Prolagos, concessionária que atua na Região dos Lagos. A empresa terá que fazer esse investimento para melhorar a prestação do serviço. O anúncio foi feito nesta semana pela Agenersa, a agência que fiscaliza as concessionárias.
Na Praia do Siqueira, o investimento será de R$ 100 milhões. A modernização vai permitir que a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) produza até água de reuso, ou seja, o esgoto, depois de tratado, produzirá água para irrigar jardins.
A outra ETE de Cabo Frio, no Jardim Esperança, terá a capacidade dobrada.
Em Arraial do Cabo, uma nova ETE será construída e vai mais que dobrar a capacidade de tratamento de esgoto. Ela vai substituir as atuais estações na Praia Grande e Monte Alto.
O cinturão coletor de esgoto entorno da Lagoa de Araruama será ampliado, em Cabo Frio, para os bairros Recanto das Dunas, Vila do Sol, Porto do Carro e Perynas. E em São Pedro da Aldeia, nos bairros de Vinhateiro, Baixo Grande, Nova São Pedro, Mossoró, Recanto do Sol e Balneário São Pedro.
Em Iguaba Grande, a sistema coletar será ampliado para a Praia de Ubás e Rio Salgado.
O abastecimento de água será extendido para o Parque Arruda, em São Pedro da Aldeia, São Jacinto, em Cabo Frio e os distritos de Arraial do Cabo, até Pernambuca. Cerca de 8 mil pessoas serão impactadas.
Em Búzios, há obras de ampliação do tratamento de esgoto e de rede de água nos locais mais afetados na alta temporada, como o Alto da Rasa e Vila Verde.
