Imagens de drone, divulgadas nas redes sociais, registraram um momento dramático em Arraial do Cabo nessa segunda-feira (24). Cabos e cordas usados em embarcações enroscaram na nadadeira peitoral, deixando o animal agitado.
A incidente foi em frente a Praia Grande.
Em um outro vídeo que circula nas redes sociais, imagens feitas por pescadores mostram, em detalhes, o caso.
No novo registro é possível ver os pescadores encantados com a baleia, próxima aos barcos. “Olha que coisa mais linda”, disse o pescador.
Mas a baleia se enroscou nas cordas de um barco próximo e arrastou o barco por alguns metros. O homem que estava na embarcação é orientado a cortar as cordas com uma faca.
No registro, ainda é possível ver a baleia passando por baixo do barco e se enroscar em cordas de outras embarcações.
Ninguém ficou ferido.
Assista o vídeo aqui
Uma equipe ambiental da Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo foi acionada para o resgate da baleia. Um mergulhador conseguiu remover os cabos da baleia, que retornou a rota normal de migração.
Assista o vídeo aqui
A prefeitura de Arraial do Cabo informou que está ciente do ocorrido, que os pescadores tem autorização para fazer pesca no local. E que as embarcações são orientadas a ligar o motor do barco, no modo neutro, para que as baleias possam se localizar e evitar acidentes.
Nesta época do ano, as baleias jubarte migram no Pólo Sul para o litoral da Bahia, para o período de reprodução. A temporada das baleias vai até outubro.
