Está terminando o prazo para os partidos políticos indicarem os candidatos que vão concorrer nas eleições municipais de outubro. E na Região dos Lagos, as indicações de candidatos à prefeitura segue em ritmo acelerado e devem se intensificar nos próximos dias.
Em Cabo Frio, apenas Dr. Serginho (PL) foi oficializado como candidato. Entre os pré-candidatos, já está marcada a convenção do MDB, de Marquinho Mendes, para o dia 2 de agosto. Magdala Furtado (PV), Rafael Peçanha (REDE), engenheiro Fernando Luiz Cardoso (NOVO) e Vinícius Seguraço (UP) ainda não anunciaram as datas das convenções.
Em Araruama, Daniela de Lívia (MDB) foi confirmada como candidata à prefeita. Ela concorrerá através de uma coligação que envolve nove partidos. A empresária Verônica do Café Capri (NOVO) aceitou o convite para ser a vice na chapa.
O DC (Democracia Cristã) anunciou o nome do empresário Sérgio Ribeiro, com Gal Bragança concorrendo como vice. Já a convenção que pode confirmar Penha Bernardes (PL) como candidata a prefeita será realizada nesta segunda-feira (29).
Em Iguaba Grande, o Cidadania (CID) anunciou o nome de Fabinho Costa como candidato a prefeitura, apoiado pelo atual prefeito Vantoil Martins (CID). Marciley Lessa (PL) será candidato a vice. Além da Federação PSDB/Cidadania, Fabinho está aliado outros 8 partidos: PL, MDB, União Brasil, PSD, Solidariedade, Republicanos, Agir e PRD.
Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) confirmou seu nome para a reeleição, juntamente com seu vice, Diego Silveira (MDB). Pela majoritária, o PL, MDB, Federação Cidadania e PSDB, PSD e Podemos formaram a coligação “A Força do Trabalho”.
Em Macaé, uma frente ampla pela continuidade da gestão do prefeito Welberth Rezende foi a marca da convenção partidária do diretório municipal do Cidadania em Macaé. A convenção do partido aprovou a indicação do nome do advogado Fabiano Paschoal como pré-candidato a vice-prefeito, pelo MDB. O partido vai lançar 18 candidatos a vereador.
Em Rio das Ostras, O ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar teve sua candidatura referendada pelo PL. Ele e Fábio Simões, candidato a vice-prefeito, integram a chapa da coligação “Rio das Ostras Feliz de Novo”, formada por PL, MDB, DC, PRD, PSD, AVANTE, PDT e PP.
Em Saquarema, a convenção partidária do MDB definiu que o ex-deputado Paulo Melo será o candidato à prefeitura. Nurimar do Comércio (Rep) será a vice na chapa. Além do MDB, Paulo conta com o apoio dos partidos na coligação, Agir, Avante, PDT, PMB, Podemos, PRD, PRTB e PSB.
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) confirmou seu nome e de seu vice, Júlio Queiroz (União), como candidato à reeleição no pleito de outubro. Pastel tem sete partidos com ele. Além do PL e União, também vão compor a coligação os partidos Progressistas, Podemos, MDB, Solidariedade e PSD. Serão 77 candidatos a vereador.
O período das convenções partidárias vai até o dia 5 de agosto. As convenções partidárias são reuniões de filiados a uma determinada agremiação para julgamento de assuntos de interesse do grupo.
A convenção poderá ser feita de forma presencial, virtual ou híbrida. Nela, serão selecionados os candidatos e candidatas para concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Para se candidatar a esses cargos, é preciso atender a pré-requisitos, como nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos; alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na circunscrição, filiação partidária e idade mínima.
Para concorrer à vaga de prefeito em um município, a idade mínima é de 21 anos, completados até o dia da posse. Já para o cargo de vereador, a pré-candidata ou o pré-candidato precisa ter 18 anos, feitos até a data do pedido de registro de candidatura.
Depois de definidas as candidaturas, as legendas têm até 15 de agosto para requerer à Justiça Eleitoral o registro dos nomes escolhidos.
