O CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Rio) classificou como “alarmante” as condições de três unidades de saúde de Cabo Frio vistoriadas pela entidade nessa quarta-feira (18). Um representante do conselho esteve na UPA do Parque Burle, no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança e no Hospital São José Operário, no bairro São Cristóvão.
A vistoria foi efetuada após o CREMERJ receber um memorando emitido por médicos da cidade, que atuam em um dos estabelecimentos. No documento, os profissionais relatam a falta de recursos, medicamentos e insumos básicos para o atendimento à população. Além disso, registram também a recorrência de pagamentos de salários incorretos.
De acordo com o conselheiro Rodrigo Maia, nos locais foram constatados cenários que comprometem a segurança dos pacientes e a dignidade do trabalho dos profissionais de saúde, como a falta de insumos básicos de trabalho. “O CREMERJ ressalta que é inadmissível que a continuidade desses serviços dependa exclusivamente do esforço das equipes locais e solicita aos gestores públicos que tomem medidas emergenciais para regularizar o fornecimento de insumos, reparar as deficiências estruturais e assegurar os pagamentos, de forma a garantir a manutenção e a ampliação do atendimento aos cidadãos”, afirmou.
As autoridades responsáveis foram notificadas. O CREMERJ informou que vai monitorar a situação e cobrar respostas efetivas e ágeis.
Nossa produção fez contato com a prefeitura de Cabo Frio e aguarda retorno.
