O primeiro fim de semana do verão deve ser de temporais em boa parte do país, incluindo no Rio de Janeiro. Cenário que deve se repetir ao longo de toda a próxima estação.
A última estação do ano começa às 6h20, horário de Brasília, deste sábado (21) e deve ter chuvas acima da média e um calor mais próximo da normalidade.
Já no primeiro dia do verão a expectativa é de chuvas fortes em boa parte do Sudeste e Centro-Oeste, além de parte do Sul do país.
Em Cabo Frio, a sexta-feira (20) será de muito calor, com termômetros chegando aos 31º e ventos mais fracos, de até 24 km/h. Já no sábado, a temperatura máxima chega aos 29ª e o calor pode provocar chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sinaliza que boa parte dessas áreas podem ter até 100 milímetros de chuva, com ventos de até 100 km/h.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que uma área de baixa pressão que se forma nesta sexta-feira (20) na costa do Rio Grande do Sul vai dar origem à uma frente fria que chega ao Sudeste no sábado.
No domingo, a chuva perde força no centro-sul. A frente fria avança e as áreas de instabilidade devem se concentrar no norte do Rio do Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Goiás e Distrito Federal também podem ser atingidos.
As temperaturas devem ficar mais amena no domingo, apesar da chuva perder força, principalmente no Sudeste.
Com informações do g1
