O lobo-marinho Joca, que ganhou destaque no Rio de Janeiro desde a quarta-feira (18) da semana passada, após ser flagrado descansando em Ipanema, foi visto, na tarde desta segunda-feira (23), na praia de Figueira, em Arraial do Cabo. Antes, ele passou por Niterói e Maricá, onde foi avistado no fim de semana.
O animal é natural da Antártica e sua presença no Rio de Janeiro nesta época do ano é rara, dado o calorão por aqui, já nos primeiros dias do verão. Joca, um macho jovem, passa boa parte do tempo deitado e rolando na areia. Às vezes, dá uma pausa na “farofa” e mergulha para se refrescar.
Segundo o biólogo marinho Marcelo Szpilmano animal pode ter saído para pescar e se perdido em uma corrente fria que vem do Sul para o Norte. “A primeira coisa que podemos notar pelas imagens é que se trata de um macho jovem, deve ter 1 ou 2 anos mais ou menos. É normal que os animais jovens saiam para pescar. Por alguma razão, ele deve ter se perdido do grupo e acabou vindo em uma corrente mais fria, o que deve ter feito ele aparecer na praia. Um animal desse tamanho é capaz de ir voltando aos poucos, mas ele é selvagem, tem dentes e pode ser considerado agressivo, então, o ideal é realmente ser mantido distante”, explicou.
