O estado do Rio de Janeiro registrou o maior número de roubos de veículos dos últimos cinco anos, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Entre janeiro e outubro de 2024, foram mais de 28 mil casos em todo o estado, uma média de 90 ocorrências por dia, representando um aumento de 36% em relação ao mesmo período de 2023.
Os crimes ocorrem com maior frequência nas terças, quartas e quintas-feiras, entre 20h e 21h. Na capital, a delegacia de Vicente de Carvalho lidera os registros, com 1.399 casos neste ano, o equivalente a 8,5% do total na cidade. Bonsucesso aparece em segundo lugar, com 1.064 ocorrências, um aumento expressivo de 70% em comparação ao ano passado.
Casos envolvendo vans de artistas também ganharam destaque recentemente. No último sábado (21), o veículo do grupo Sorriso Maroto foi roubado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, horas antes de um show no Maracanã. Em novembro, a banda CPM 22 foi vítima de roubo na Linha Amarela enquanto seguia para uma apresentação na Barra da Tijuca.
Os dados preocupantes ressaltam a necessidade de maior segurança no estado e reforçam o impacto desse tipo de crime na população e em profissionais que dependem de transporte para trabalho.
Com informações do portal G1.
