Quatro marinas de Cabo Frio foram multadas nesta quinta-feira (16), em Cabo Frio, pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Elas foram autuadas por operar sem o devido licenciamento, captarágua de forma irregular e por contaminação de solo e corpo hídrico. Ao todo, nove marinas foram fiscalizadas.
As multas poderão variar entre R$ 400 e R$ 1 milhão, a depender da gravidade das infrações. Além das quatro multadas, mais quatro foram notificadas a apresentar as devidas melhorias nos empreendimentos, como limpezas de canaletas e impermeabilizações. As ações de fiscalização estão sendo intensificadas neste verão, devido ao grande fluxo de embarcações na Região dos Lagos.
– Essas ações de fiscalização são essenciais para preservar não só a integridade ambiental e dos nossos recursos hídricos, mas também para garantir que tais empreendimentos atuem dentro da lei. Vamos continuar nossas operações para reprimir esta e outras práticas ilegais contra o nosso estado – afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.
