Um homem foi detido em Arraial do Cabo suspeito de atuar ilegalmente como guia de turismo. O caso foi nessa quarta-feira (22). O flagrante foi feito pela Secretaria de Segurança Pública. Um outro homem que também estaria exercendo a profissão de guia de turismo de forma ilegal conseguiu fugir. Ele também é suspeito de cometer o crime de falsidade ideológica, ao apresentar documentação de outro pessoa na entrada da cidade.
Os dois homens estavam com um ônibus de excursão. Após a ocorrência, a secretaria de Turismo prestou apoio aos turistas que estavam no veículo, inclusive, auxiliando no retorno ao destino de origem. O ônibus estava regular para atividade turística.
A atividade de guia de turismo é regulamentada por Lei Federal. Para exercer a função, é obrigatório que o profissional esteja devidamente cadastrado no Ministério do Turismo.
O exercício ilegal da profissão configura contravenção penal, sujeitando o infrator a penas que variam de 15 dias a 3 meses de prisão, ou ao pagamento de multa.
