Cavalos que ficavam soltos na área de restinga na Praia das Dunas, no bairro Braga, em Cabo Frio, foram recolhidos numa operação integrada nesta terça-feira (28). Ao todo, foram capturados nove animais. Na semana passada, um cavalo que fica na área foi flagrado tomando um banho de mar num trecho próximo da Praia do Forte. A cena causou muita polêmica nas redes sociais. A presença de animais de grande porte na praia é proibida.
A operação desta terça envolveu as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Pesca, com apoio da Guarda Marítima e Ambiental, ROMU, INEA e Polícia Militar. A área de restinga onde os animais ficavam fazem parte do Parque Estadual da Costa do Sol.
Os cavalos apreendidos foram encaminhados para a Secretaria de Agricultura e Pesca, localizada na Fazenda Campos Novos. Os proprietários têm até sete dias corridos para resgatá-los, apresentando documentos de identificação e de comprovação de posse, além do pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), no valor de R$ 178,16. Caso os animais não sejam retirados dentro do prazo, eles passarão a ser propriedade do município.
O tratamento dado aos animais que ficavam na área de restinga também era alvo de críticas de protetores. Os cavalos permaneciam amarrados, sob o sol forte e sem água doce por perto. Muitos estavam aparentemente magros.
Denúncias ou dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail oficial da Secretaria: [email protected].
