As ruínas do antigo hotel Acapulco, no bairro Braga, em Cabo Frio, devem ser demolidas até o Carnaval. O compromisso foi feito nessa terça-feira (28) pelo prefeito da cidade, Dr. Serginho (PL), durante a audiência pública que discutiu o aumento do número de usuários de crack nas ruas da cidade, especialmente nos bairros Braga, São Cristóvão e no Centro.
O Hotel Acapulco, na Praia das Dunas, tinha 60 apartamentos e era considerado três estrelas. Mas a justiça decidiu, em 2012, que o imóvel estava numa área de preservação ambiental. As empresas que controlavam o empreendimento faliram e o processo de desapropriação da área se arrasta há anos e envolve o Ministério Público Federal, o IPHAN (Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a SPU (Secretaria de Patrimônio da União).
Desde então, o imóvel tem servido de moradia para usuários de crack, que compram a droga em comunidades próximas, como Morubá e Manoel Corrêa. A demolição do prédio era uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Braga.
Segundo Dr. Serginho, o que se espera é conseguir uma autorização ambiental para executar a obra de demolição e determinou que a liberação seja feita até o Carnaval, em março.
Os moradores presentes na audiência aplaudiram a decisão.
A prefeitura de Cabo Frio se comprometeu a tomar uma série de medidas para evitar a presença de usuários de crack nas ruas do bairro Braga, durante uma audiência pública realizada nessa terça-feira. O motivo do encontro, que reuniu moradores e representantes das secretarias de Ordem Pública, Saúde, Assistência Social, além das Polícias Civil e Militar, era discutir soluções para o avanço do crack em Cabo Frio.
Na audiência, a prefeitura anunciou que há um levantamento de cerca de 500 moradores de rua em Cabo Frio, o dobro do último levantamento.
Uma das medidas anunciadas foi a retirada do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do bairro Braga. Dependentes químicos frequentam o espaço, que fica entre duas comunidades que vendem drogas. Outra decisão foi transferir a Casa de Passagem do bairro São Cristóvão, que recebe moradores em situação de rua, para outro local. Os bairros Braga e São Cristóvão são vizinhos.
A coleta de lixo no bairro Braga também será alterada para evitar que os usuários de droga possam recolher recicláveis, que ajudam a manter o vício. Atualmente, a coleta é feita entre 4h e 6h e o lixo é colocado na rua à noite. A partir de agora, a coleta será feita entre 18h e 21h e os moradores só poderão colocar o lixo para fora entre 17h e 18h. Dr. Serginho disse que pretende aprovar a criação de uma multa, pesada, para quem colocar o lixo fora do horário definido.
