O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro divulgou um vídeo nas redes sociais nessa sexta-feira (7) sobre um golpe que vem sendo aplicado no Brasil e que envolve o nome da corporação.
Suspeitos têm enviado e-mails para empresas avisando que elas estão irregulares na prevenção e combate a incêndios e que poderão ser multadas se adequações não forem feitas.
Ela diz que os falsos bombeiros vão fiscalizar as instalação do estabelecimento até uma determinada data e que a empresa terá um prazo específico para ajustar as normas de combate a incêndio.
Segundo o Corpo de Bombeiros, qualquer contato via e-mail alegando irregularidades pode ser golpe e deve ser informado imediatamente a autoridade policial.
No Rio de Janeiro, o certificado de vistoria relativo ao Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico é regulamentado por lei estadual. No site dos bombeiros é possível ter acesso ao processo.
Para não cair em golpes envolvendo a vistoria ou certificação dos bombeiros, confira abaixo algumas orientações:
-Não é uma prática do Corpo de Bombeiros enviar e-mails, mas caso seja necessário ou solicitado, sempre seguirão o padrão oficial da instituição;
-Qualquer cidadão que necessite emitir certificado de vistoria para seu imóvel pode acessar o site https://www.cbmerj.rj.gov.br/para-o-cidadao/regularizacao
-Em caso de dúvida é preciso procurar uma unidade do Corpo de Bombeiros
