Pelo menos 11 motocicletas foram apreendidas nesta sexta-feira (7), em Cabo Frio, em uma operação da Polícia Militar e da Guarda Municipal para coibir infrações cometidas por motociclistas. O foco são uma prática conhecida como “grau”, que consiste em empinar a moto e outra chamada popularmente de “corte de giro”, que é forçar o motor para rotações acima do permitido para produzir barulho.
O primeiro dia de operação foi na avenida Samuel Agenor, no Centro.
O anúncio do início da operação foi feito pelo prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), em um vídeo divulgado nas redes sociais. No vídeo ele diz que a operação não mira categorias como motoboys. E sim, motociclistas que praticarem o “grau” e o “corte de giro”.
A Polícia Militar divulgou imagens das motocicletas apreendias.
O “corte de giro” é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde o condutor é penalizado com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa de R$ 293,47.
Já o “grau” é considerado uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir (que pode variar entre 2 a 8 meses e, em caso de recorrência, de 8 a 18 meses), retenção de veículo e recolhimento da habilitação.
