As praias de Tucuns e do Forno, em Búzios, voltaram a hastear a Bandeira Azul, símbolo internacional de que as duas atendem a uma série de critérios ambientais e de segurança. As duas chegaram a ter as bandeiras retiradas após uma fiscalização do comitê organizador da Bandeira Azul, alegando que faltavam guarda-vidas para garantir a segurança.
De acordo com Comitê do Programa, as exigências apontadas foram sanadas. A prefeitura de Búzios informou que foi feita a adequação do posicionamento de guarda-vidas nas duas praias e melhoria na acessibilidade da praia do Forno, além de placas indicando a qualidade da água.
“Através de reuniões e parcerias com a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Guarda-vidas), conseguimos atender todas as exigências do Programa, no prazo determinado”, disse o secretário de Meio Ambiente, Evanildo Nascimento.
Mas, segundo o Comitê do Programa, as praias da Azeda e Azedinha perderam a certificação devido à qualidade da água, sem possibilidade de recurso. “Isso não significa que a praia não possa conquistar a Bandeira Azul em futuras temporadas, mas, para 2024/2025, ela não atenderá aos critérios”, diz a nota enviada pelo Programa Bandeira Azul.
Sobre as praias Azeda e Azedinha, a secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios alegou que a punição foi excessivamente severa, argumentando que a praia foi reclassificada como própria para banho após nova análise solicitada ao órgão estadual.
A prefeitura destacou que segue a legislação CONAMA 247/2000 nas análises de água e que realizou cerca de 400 testes nas três praias certificadas (Forno, Tucuns e Azeda/Azedinha) durante a temporada 2023-2024.
