A Praia do Forte, principal cartão-postal de Cabo Frio, foi eleita a quarta praia mais fotografada do Brasil. O ranking foi elaborado pelo Google Maps, reunindo registros de 2010 até janeiro deste ano. O resultado foi divulgado em comemoração aos 20 anos da plataforma, destacando as praias que mais geraram engajamento nos últimos 15 anos.
Já na contagem de avaliações, a Praia do Forte fecha o pódio, ocupando a terceira posição.
Com mais de 27 mil avaliações, a Praia do Forte recebeu nota 4.8/5.0. Entre os pontos mais elogiados por moradores e turistas estão a limpeza da água e a beleza das paisagens ao longo de seus 7,5 km de extensão.
Originalmente, a Praia do Forte era chamada de Praia da Barra, nome dado devido à Boca da Barra, ligação entre o Canal do Itajuru e o mar. O nome atual se popularizou por causa do Forte São Mateus. A construção passou a ser mais visitada a partir de 1970, com a inauguração da Ponte Rio-Niterói, que facilitou o acesso à região e a chegada a Cabo Frio.
O Forte, que dá nome à praia, foi construído no século XVII pelos portugueses, entre 1617 e 1620. É uma das mais antigas obras da arquitetura colonial latino-americana, com estrutura em alvenaria de pedra e cal. Foi erguido para defender o território das invasões de corsários e piratas franceses, ingleses e holandeses. Dessa época conflituosa, ainda restam os canhões utilizados nas batalhas.
BÚZIOS – A Orla Bardot, em Búzios, também aparece entre as praias mais fotografadas do Brasil, entre 2010 e janeiro deste ano, de acordo com o Google Maps. Ela ocupa a 5ª colocação, atrás da Praia do Forte, em Cabo Frio
Este é o ponto turístico mais conhecido da cidade do litoral fluminense. A estátua em homenagem à atriz Brigitte Bardot existe para relembrar como a visita da artista francesa, na década de 60, e impulsiona o turismo local até hoje. Na época, Búzios era uma aldeia de pescadores.
