Um encontro, realizado nesta terça-feira (11), reuniu representantes de diversas secretarias da prefeitura de Cabo Frio para alinhar detalhes sobre a implementação de ações na área de Segurança Pública. Entre elas, a criação de um Observatório Municipal, que terá assessoria do Ministério da Justiça e a criação de um Plano Municipal de Segurança Pública, com iniciativas de combate a violência.
O Observatório Municipal será gerido pela Guarda Civil Municipal e contará com a participação das secretarias municipais. Além do Ministério da Justiça, o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) também vai assessorar o projeto. A iniciativa tem como objetivo traçar diretrizes para diminuir os índices de criminalidade por meio de ações governamentais integradas.
Uma das principais frentes do trabalho será a construção do Plano Municipal de Segurança Pública, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal para auxiliar os municípios na área da Segurança.
“Cada órgão participante contribuirá com sua expertise para a formulação de estratégias eficazes, garantindo um diagnóstico preciso e ações voltadas para a segurança dos munícipes, turistas e visitantes”, destacou o coordenador de Ensino da Guarda Civil Municipal, Douglas Ribeiro.
O coronel Leandro Carvalho, secretário de Segurança e Ordem Pública, destacou que a elaboração do plano é uma prioridade para esta gestão.
“O plano de segurança que estamos construindo visa melhorar a inteligência e a gestão da segurança pública”, afirmou.
“A colaboração entre diferentes secretarias e o apoio do Ministério da Justiça demonstram o comprometimento da gestão em enfrentar os desafios da segurança pública de forma integrada e eficaz. A implementação de ações voltadas para a redução da violência é essencial para garantir um futuro mais tranquilo para os munícipes e visitantes”, afirmou o prefeito Dr. Serginho.
Participaram dessa reunião representantes das secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Clima (SEMAC); da Família e Juventude (SEFAJUV); de Assistência Social (SEMAS); da Procuradoria-Geral do Município (PROGEM); de Turismo (SECTUR); e de Gestão Estratégica e Economia Azul (SEGTEA).
Além de embasar políticas públicas, o observatório também será um instrumento essencial para a captação de recursos, possibilitando investimentos em iniciativas que reforcem a segurança na cidade. As próximas etapas incluem a estruturação do plano de ação e a definição de medidas que serão adotadas nos próximos meses. Uma nova reunião acontecerá em breve.
