Saquarema foi a cidade da Região dos Lagos com a maior sensação térmica nessa quarta-feira (12), primeiro dia da nova onda de calor que chegou ao Sudeste e que deve se estender pelos próximos 10 dias. As temperaturas podem ficar até 7ºC acima da média registrada para o período. O fenômeno é provocado pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Sem a presença de frentes frias, a expectativa é de pouco vento, o que agrava a sensação de calor.
Em Saquarema, de acordo com o Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), a sensação térmica chegou aos 41ºC às 16h. A temperatura máxima registrada na cidade foi de 35ºC.
Araruama venho em seguida, com sensação térmica de 40ºC às 16h e temperatura de 35ºC. Rio das Ostras teve sensação de 39ºC e temperatura de 32ºC.
Em Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, a sensação térmica ficou em 37ºC e a temperatura, em 32ºC.
E a previsão é que o calor vai aumentar ainda mais. Nesta quinta-feira (13), os termômetros devem subir mais 1ºC e a sensação térmica pode passar dos 40ºC. O último dia com previsão no Inpe é terça-feira da próxima semana, quando o calor deve atingir o pico, com máxima de 34ºC, em média, na Região dos Lagos.
SENSAÇÃO DE CALOR – Quando a temperatura e a umidade do ar estão muito altas, a combinação desses fatores determina a sensação térmica. Ela indica a temperatura que uma pessoa sente na pele, que pode ser diferente da registrada nos termômetros.
Quanto maior a umidade do ar e a temperatura, maior é a sensação de calor que as pessoas sentem. Isso porque o suor não consegue evaporar o suficiente para reduzir a temperatura corporal. Com isso, a pessoa sente ainda mais calor.
