A atriz Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz e que está na disputa do Oscar, estampou, em uma de suas aparições, a obra de um dos artistas mais renomados de Cabo Frio, Ivan Cruz. A obra “A Ciranda”, que faz parte da coleção “Brincadeiras de Criança” estava em uma ecobag em destaque na bagagem da atriz. O registro foi feito no dia 2 de janeiro, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ela estava acompanhada do marido, o cineasta Andrucha Waddington. Três dias depois da foto, Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz pelo filme “Ainda Estou Aqui”.
“Gratificante ver uma rainha do cinema brasileiro deixando o aeroporto com uma bolsa do Ivan Cruz. Foi extremamente gratificante pra mim, fiquei muito feliz. É muito bom nosso trabalho assim, na mão de uma pessoa tão importante quanto a Fernanda Torres”, disse o artista ao Manchete Lagos.
A coleção “Brincadeiras De Criança” já é conhecida em Cabo Frio. As pinturas se transformaram em estátuas que estão expostas em frente aos quiosques, na Praia do Forte, o principal cartão postal da cidade. E foi além. Hoje, as obras estampam livros didáticos e infantis de cerca de 100 editoras, camisetas, botons e imãs de geladeira encontrados no mundo todo.

Ivan Cruz criou a coleção em 1990, após a exposição de um quadro com crianças brincando na Praça Porto Rocha, no Centro. Empolgado com o resgate da infância, o artista criou uma coleção inteira representando as brincadeiras que fizeram parte da infância dele nos bairros de Vigário Geral e Penha, no Rio, onde nasceu.
A ideia das ecobags surgiu após uma viagem da filha de Ivan Cruz, Ludmila Vasconcellos, para a Europa, onde a mensagem da reciclagem já era comum. Em 2019 foi lançada a primeira versão. Após o contato com uma empresa no Brasil que estava promovendo artistas nacionais em ecobags, em outubro do ano passado, foi lançada a coleção em homenagem ao Dia das Crianças com o trabalho do artista de Cabo Frio. Hoje, a ecobag é vendida em mercados de todo o país. Mas a edição é limitada.
“Eu fico muito feliz de ver o quanto as obras da série “Brincadeiras de Criança”, do meu pai, está saindo das paredes das galerias, dos um museu e indo para as ruas através das bolsas e dos professores”, disse Ludmila.
Ela entrou em contato com a assessoria da atriz Fernanda Torres e foi informada que ela só usa aquilo que gosta. Ou seja, que realmente ela tem afeição a obra de Ivan Cruz.
Vale ressaltar que o uso das obras do artista em qualquer tipo de produto, sejam livros ou bolsas, precisa ser licenciado pelo artista.

