Matéria por: Liandra Nogueira- Estagiária de Jornalismo
Revisada Por: Kleber Santos
Após uma década de espera, começa a reforma da Igreja de São Benedito, na Passagem, em Cabo Frio
A Igreja de São Benedito, no bairro da Passagem, em Cabo Frio, vai completar 263 anos em 2025 e está passando por reformas.
Mais de 10 anos depois de ficar fechada para o público para reformas que nunca aconteceram, agora o Estado do Rio de Janeiro finalmente deu início às obras na igreja histórica e a previsão de término é para 2026.
Com o valor da obra estimado em R$ 2,5 milhões, a Igreja de São Benedito passará por uma reforma quase que completa. Segundo o relatório da obra, toda a estrutura da igreja está danificada, desde as telhas até o piso. O altar também não escapa já que a madeira está afundando e cheia de cupins.

Altar da igreja com degraus de madeira em decomposição
A igreja de São Benedito, localizada no bairro da passagem, em Cabo Frio, guarda uma história com mais de 260 anos. Segundo o historiador Pierre de Castro, A igreja foi construída no ano de 1761 e só foi possível graças a uma doação de terras feita pelo empreendedor português João Botelho da Ponte que residia no bairro. João Botelho da Ponte era solteiro e tinha alguns terrenos e embarcações como propriedade. Era devoto de São Benedito e doou a área onde foi erguida a igreja.
Ainda segundo Pierre de Cristo, A construção da capela foi feita por negros escravizados e por indígenas. A igreja é considerada um patrimônio símbolo de liberdade religiosa para os negros que desejavam cultuar a sua fé, bem como fazer ali as suas manifestações culturais como o jongo e a capoeira.
A igreja de São Benedito hoje é um patrimônio tombado pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), e o bairro da Passagem, que antes era uma simples vila de pescadores, hoje é um dos polos gastronômicos da cidade. Com a restauração da Igreja a expectativa é de que ela volte a receber fiéis e visitantes, não só valorizando a cultura histórica local como também aquecendo a economia com o turismo religioso
