Uma ação de conscientização ambiental foi realizada na Praia do Pontal do Peró, em Cabo Frio no sábado (15). A iniciativa, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, através da coordenação local do Programa Bandeira Azul, reuniu diversos órgãos municipais e representantes da sociedade civil organizada com o objetivo de promover a preservação ambiental da área, que integra uma Área de Proteção Ambiental (APA), e avançar na busca pela certificação da Bandeira Azul.
Durante a mobilização, equipes orientaram banhistas e comerciantes sobre a importância da conservação ambiental, reforçando a proibição de churrascos na praia e a necessidade de manter o local limpo e livre de resíduos. Também foram realizadas atividades educativas voltadas à proteção do ecossistema local.
A Fiscalização de Posturas notificou cinco ambulantes para regularização de suas atividades comerciais, garantindo que a ocupação do espaço público ocorra de forma ordenada. As notificações incluíram orientações sobre a limpeza do local (com a disponibilização de lixeiras), respeito à faixa de areia e proteção da vegetação.
A Guarda Civil Municipal, juntamente com a Guarda Marítima e a Romu, também atuou na operação para coibir irregularidades em áreas ambientais e estacionamento irregular. As equipes prestaram apoio na segurança e fiscalização, garantindo o bom andamento da ação. Não houve ocorrências graves registradas. A única intervenção foi com uma família que chegava ao local com materiais para realizar um churrasco. Os agentes impediram a montagem, e, por isso, não houve necessidade de notificação.
A certificação da Bandeira Azul, que está sendo pleiteada para a praia, é um reconhecimento internacional que atesta a qualidade ambiental, segurança e infraestrutura do local. Para isso, é fundamental que frequentadores e comerciantes adotem práticas sustentáveis e respeitem as normas ambientais.
