O Mercado do Peixe de Cabo Frio, único espaço público para a comercialização de pescados na cidade, vai passar por ordenamento. Nessa terça-feira (18), uma equipe da prefeitura que vai atuar no projeto fez uma visita técnica ao local. A intenção é garantir a melhoria do turismo local e a sustentabilidade ambiental.
A ação é um desdobramento da reunião sobre a pesca, realizada no Charitas no mês passado, que contou com a participação da Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul e teve como foco a distribuição de responsabilidades entre as pastas. Durante a visita, foram discutidas medidas como a instalação de placas de sinalização para carga e descarga, a proibição de pernoite no estacionamento e a reorganização do espaço para atender melhor os turistas que frequentam o Mercado do Peixe.

A Superintendência de Pesca será responsável pelo cadastramento dos caminhões que utilizam o Mercado do Peixe, levantando informações sobre a origem e a atividade de cada veículo.
A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima desempenhará um papel fundamental na preservação ambiental do local.
O ordenamento do Mercado do Peixe também busca melhorar a experiência dos turistas que visitam o local.
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública atuará na regulamentação das normas de uso do estacionamento, estabelecendo regras claras para o fluxo de veículos e a ocupação do espaço.
A Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul está trabalhando no planejamento das mudanças no estacionamento, assegurando que as alterações sejam implementadas de maneira eficiente e estruturada.
O cadastramento dos veículos será realizado na próxima semana e servirá como base para definir o novo modelo de funcionamento do estacionamento. A expectativa dos agentes públicos é que, em breve, as ações de ordenamento sejam implementadas, garantindo maior organização, eficiência no uso do espaço e aumento do fluxo turístico, ao mesmo tempo em que se preserva o ambiente natural da região.
Relembrando que, no mês passado, o Manchete Lagos mostrou a situação do único banheiro do Mercado, utilizado por funcionários e frequentadores, estava em condições insalubres de uso. Sem falar no esgoto que transborda no local na alta temporada e quando chove.
