O bairro Maria Joaquina foi o primeiro de Cabo Frio a receber as atividades dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) no município. O projeto foi lançado nesta quinta-feira (20) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) local.
Os NUDEC são grupos organizados de voluntários que atuam em comunidades de áreas de risco, com o objetivo de fortalecer a resiliência local e auxiliar na prevenção, preparação e resposta rápida a desastres. Esses núcleos são essenciais para reduzir vulnerabilidades e promover uma gestão mais eficiente dos riscos, tornando as comunidades mais seguras e resilientes.
Entre os objetivos da criação dos núcleos estão: capacitar a comunidade, prevenir desastres, organizar respostas rápidas e eficientes, monitorar áreas de risco, integrar-se à Defesa Civil e fortalecer a cultura de prevenção.
“Durante a implementação, realizamos uma roda de conversa com quase trinta moradores para discutir as competências e a importância da Defesa Civil. Distribuímos cartilhas sobre como agir em casos de inundações, destacamos a relevância do voluntariado e de ações comunitárias, além de abordar situações do cotidiano, como engasgamentos, sufocamentos, acidentes domésticos e o monitoramento do bairro em períodos críticos. Ao final, todos foram cadastrados no plano emergencial comunitário”, explicou Marcus Dothávio, coordenador geral da Defesa Civil.
