Fiscais da prefeitura de Rio das Ostras adotaram câmeras corporais, chamadas de bodycams, para registrar as ações de fiscalização na cidade. O sistema é parecido com o usado pela Polícia Militar do Rio.
“As câmeras corporais serão muito importantes para monitorar o modo de agir de ambas as partes: fiscalização e fiscalizados. Ao final, ganham a cidade e a população, com a prestação de um serviço público mais transparente e eficiente”, afirma Marcus Rezende, coordenador interino da Comfis (Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura).
Na apresentação das câmeras corporais, os fiscais da prefeitura identificaram duas situações graves. Uma delas era um banheiro químico fixado na calçada no bairro Cidade Praiana, impedindo a passagem de pedestres. O banheiro também foi conectado, de forma ilegal, a rede pluvial.
Em outra ação, os fiscais encontraram uma fábrica de gelo que não tinha autorização para a atividade.
Além das câmeras, os fiscais também ganharam rádios comunicadores para facilitar o contato com a PM, caso seja necessário.
As denúncias à Coordenadoria podem ser feitas pelo telefone (22) 2760 6891 ou na sede da Comfis, na rua Roberto Silveira, 100.
