O carnaval no Brasil será marcado por uma nova onda de calor e tempo muito seco. De acordo com o Climatempo, esse cenário deve se estender até o dia 23 de março.
O Rio de Janeiro ficou fora da área da nova onda de calor, que deve atingir Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Mas as temperaturas no estado devem permanecer altas, com pouca possibilidade de chuva.
Em Arraial do Cabo, por exemplo, a última chuva forte foi registrada em 16 de dezembro de 2024, quando um temporal causou alagamentos e quedas de árvores. Desde então, o sol tem reinado absoluto, deixando a cidade cada dia mais quente. O dado é do portal Livenoticiasoficial. Ainda segundo pesquisa do portal, a previsão era de 82 mm de chuva em fevereiro. Mas o índice estava em 1% até o dia 23.
Março quente
O início de março com altas temperaturas reflete um pouco como deve ficar o tempo ao longo do último mês do verão.
Segundo a Climatempo, março deve ser quente em boa parte do Brasil, com marcas acima da média principalmente no centro-leste do país e também na região amazônica.
Os meteorologistas também destacam que o La Niña deve se desconfigurar ao longo do mês de março, com o retorno para uma fase de neutra.
➡️O fenômeno tem consequências importantes para o clima no país, como a facilitação da entrada de massas de ar frio e a influência no regime de chuvas. Mas as águas aquecidas dos oceanos de forma geral têm amenizado os efeitos do La Niña, que é considerado de baixa intensidade.
Uma nova massa de ar quente que ganha força entre o norte da Argentina e o Uruguai deve influenciar as altas temperaturas Centro-Sul, especialmente na primeira quinzena do mês.
Com informações do g1.
