A prefeitura de São Pedro da Aldeia está removendo parte do material acumulado às margens da Praia do Mossoró, na Lagoa de Araruama. Pescadores denunciam que essa e outras praias, como do Camerum, estão sendo tomadas por material orgânico, que segundo eles, é proveniete pelo despejo ilegal de esgoto na lagoa.
Uma retroescavadeira está sendo usada para remover o material. A prefeitura diz que são algas acumuladas e que há autorização para o serviço. Mas não deu detalhes sobre o procedimento.
O material retirado da lagoa está sendo acumulado nas margens, o que revoltou moradores locais. Eles dizem que há risco de contaminação do solo. A prefeitura disse o material, depois de seco, será removido para um local adequado.
De acordo com o presidente da A ONG Lagoa é Nossa, Pablo Santos, a ação trata-se de um experimento para limpar as orlas das praias atingidas pelo problema, feito em parceria com o governo do estado.
O Manchete Lagos aguarda um retorno do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) sobre o procedimento. A prefeitura ainda não divulgou se o trabalho será estendido a outras praias.
