O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) informou que não autorizou a prefeitura de São Pedro da Aldeia a remover material orgânico da Lagoa de Araruama. Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma escavadeira retirando o material na Praia do Mossoró. A ação motivou protesto de moradores. Eles dizem que o material orgânico é proveniente do despejo ilegal de esgoto e que pode contaminar a área.
Ao Manchete Lagos, o Inea informou que fiscalizou o procedimento nessa quarta-feira (26) e vai pedir explicações à prefeitura. O Instituto é responsável por autorizar qualquer intervenção na Laguna de Araruama.
A prefeitura não comentou, ainda, a falta de autorização do Inea e disse que tem, apenas, autorização municipal. A prefeitura informou também que vai estender a ação para as outras praias que foram atingidas pelo acúmulo de material, como Camerum, mesmo sem autorização do governo do estado.
A prefeitura diz que o material retirado são algas, que não há risco de contaminação do sol e que depois de seco, o material será levado para um aterro.
