Para garantir a segurança e uma experiência positiva durante o Carnaval, a Prefeitura de Cabo Frio orienta os turistas a verificarem a regularidade dos locais de hospedagem e dos serviços turísticos contratados na cidade.
Para evitar golpes relacionados a falsas hospedagens, a Secretaria de Turismo recomenda que os turistas deem preferência a hotéis, pousadas e estabelecimentos cadastrados no Ministério do Turismo por meio do Cadastur. O mesmo cuidado deve ser aplicado na escolha de prestadores de serviços turísticos. Para conferir se o serviço é regularizado, basta acessar o site Cadastur.
“Esses cuidados devem ser tomados não só no Carnaval, mas em qualquer momento em que se planeje uma visita a Cabo Frio ou a qualquer outra cidade. Nosso desejo é que o turismo local seja fortalecido, que possamos acolher nossos visitantes com hospitalidade e boas experiências. Cabo Frio está de portas abertas, mas é fundamental que as regras sejam seguidas para garantir o ordenamento e a segurança da cidade. Que nossos turistas aproveitem nossas praias, o verão e todas as atrações que temos a oferecer. Somos uma cidade rica em história e belezas naturais”, destacou o secretário de Turismo, Davi Barcelos.
O Cadastur tem o objetivo de promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. O cadastro, gerenciado pelo Ministério do Turismo, é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias de turismo, entre outros.
Ao contratar um serviço turístico, é recomendável ler atentamente as condições, desconfiar de valores muito abaixo do mercado e manter os comprovantes da contratação. Empresas de ecoturismo ou turismo de aventura devem seguir normas técnicas de segurança. Caso o turista identifique que foi vítima de golpe, é importante registrar um boletim de ocorrência on-line ou na delegacia mais próxima.
