Um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) aponta que, em 2024, foram registrados 930 casos de maus-tratos contra animais no estado do Rio de Janeiro – o que corresponde a uma média de dois crimes por dia.
Dia 14 de março é considerado o Dia Nacional dos Animais, uma data que reforça a luta contra os maus-tratos a bichos.
Do total de denúncias, 751 ocorrências envolveram cães e gatos, crime que pode resultar em pena de até 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda dos animais.
Também foram registrados, no último ano, 162 casos de maus-tratos contra animais silvestres.
Desses, 33 resultaram na morte do animal, evidenciando a gravidade das agressões e o impacto da violência sobre espécies que, em muitos casos, já estão ameaçadas. Além disso, foram contabilizados 16 casos de crueldade contra animais.
Muitos dos animais que estão, por exemplo, na ONG Instituto Amor em Patas, em Arraial do Cabo, foram vítimas de maus tratos. Ou pelo abandono ou por agressões. A ONG tem cerca de 400 cães e gatos disponíveis para adoção.
RJPET
Em 2021, o Governo do Rio criou a RJPet, uma subsecretaria vinculada à Secretaria de Estado de Saúde dedicada aos bichinhos.
A RJPet tem como principais ações o incentivo à adoção, à conscientização da população, o suporte ao controle, prevenção e erradicação de doenças, além do apoio a programas e projetos voltados para a defesa e o bem-estar dos animais, e a execução de um programa de castração gratuita de cães e gatos.
Desde a sua criação, a subsecretaria já atendeu mais de 480 mil animais.
“Os dados também servem como alerta para a sociedade sobre a necessidade de denunciar casos de maus-tratos e agir de forma responsável em relação ao bem-estar animal. A proteção dos animais é responsabilidade de todos e, por isso, o dia de hoje deve ser celebrado e respeitado, lembrando sempre do dever coletivo de garantir a segurança e dignidade dos animais”, destaca a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.
Canais de denúncia
O combate aos crimes de maus-tratos contra animais conta com diversas medidas do Governo do Estado, incluindo canais específicos para denúncias.
Para denunciar, a população pode entrar em contato com a Central 190 da Polícia Militar ou com o Comando de Polícia Ambiental (CPAm), pelo telefone (21) 2334-7634.
Também é possível denunciar por meio do programa Linha Verde (0300.253-1177), canal do Disque Denúncia, ou diretamente em uma delegacia da Polícia Civil. Em todas as opções, o sigilo é garantido.
Com informações do g1
