A Secretaria de Saúde de Cabo Frio confirmou que afastou o médico do Hospital da Mulher responsável pela cirurgia de cesária em uma mulher que não estava grávida. O caso aconteceu na sexta-feira (21) e ganhou as redes sociais no fim de semana.
De acordo com a secretaria, um processo administrativo foi aberto para apurar o caso. A paciente relatava uma gravidez e portava exames pré-natais, o que, segundo a nota enviada pela prefeitura, “torna ainda mais grave qualquer falha no atendimento. Independentemente da situação, é dever de todo profissional da saúde seguir com rigor as normas, condutas e protocolos estabelecidos e orientados pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio, garantindo um atendimento digno, responsável e seguro.”, concluiu.
A sogra da mulher que passou pela cesária, Cristiane Silva, em entrevista ao Portal RC24h, disse que a família foi enganada durante todo o período de gestação da mulher. Ela apresentou, inclusive, um boletim de ocorrência contra a nora, que teria mentido durante todo esse tempo. A família chegou a fazer até chá revelação e chá de fraudas. Na entrevista, Cristiane defendeu a equipe médica, dizendo que a família pressionou para que a internação fosse feita de maneira emergencial, após a “falsa gestante” informar que estaria passando mal, em trabalho de parto. “É o melhor plantão do Hospital da Mulher. Nós ficamos em cima para que a cesária fosse feita logo”, disse.
O marido da “falsa gestante”, Douglas Silva, também concedeu entrevista ao Portal RC24h e disse que está “confuso e indignado com a injustiça que está acontecendo agora. Se houve algum erro, foi da nossa parte, né? Porque a gente ficou botando pressão”, disse. A família quer reverter as punições ao médico responsável.
A mulher que passou pela cirurgia permanece internada no Hospital da Mulher se recuperando do procedimento. A prefeitura disse que “se solidariza com a família da paciente, prestará todo o apoio necessário e não se furtará de buscar as respostas e responsabilizações cabíveis para que situações como esta não voltem a ocorrer.”
Na manhã desta segunda-feira (23), Cristiane informou ao Manchete Lagos que está juntando provas para falar novamente com a imprensa e não quis comentar quem foi o médico que assinou os exames pré-natais apresentados pela nora.
Aguardamos um posicionamento da Polícia Civil se o caso será investigado.
