Em Macaé, candidatos a uma vaga gratuita para um curso de T-HUET formaram uma fila gigantesca em frente ao local de inscrições, no Centro de Convenções da cidade, nesta quinta-feira (3). Muitos candidatos chegaram na quarta-feira (2) e dormiram na fila. As vagas foram disponibilizadas pela prefeitura.
Estão sendo oferecidas 1.408 vagas, apenas para moradores de Macaé. Para fazer a inscrição, é preciso apresentar um comprovante de residência.
O curso de T-HUET, sigla em inglês para Treinamento em Escape de Helicópteros Submersos em Águas Tropicais, é obrigatório para quem pretende concorrer a uma vaga no setor offshore. O curso terá apenas um dia de duração.
No mercado particular, um curso desses pode custar até R$ 2 mil.
Do total de vagas ofertadas, 71 são reservadas para pessoas com deficiência (PcD), em atendimento ao percentual de 5%. Os documentos necessários são: documento oficial de identificação com foto (Carteira de Identidade – RG ou equivalente); CPF; comprovante de residência atualizado, emitido nos últimos três meses, preferencialmente conta de água, luz, serviço de internet ou telefone, em nome do candidato, de seu cônjuge ou de um dos pais; comprovante de escolaridade de conclusão do ensino fundamental completo (histórico escolar ou declaração expedida por instituição de ensino); certificado de curso de Qualificação Profissional, ou declaração de matrícula em curso de Qualificação Profissional em andamento, ou, ainda, comprovação de experiência prévia na área offshore.
O resultado preliminar está previsto para o dia 8 de abril, com publicação no site da Prefeitura de Macaé. Os recursos poderão ser realizados no dia 10 de abril, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Qualificação Profissional (Rua Alfredo Backer, 363, Centro). O resultado final está previsto para o dia 12 deste mês. Serão 88 turmas e o início da primeira e segunda será no dia 24 de abril, às 8h30, na sede do órgão.
