Em mais uma daquelas cenas que explicam que o Rio não é para amadores, um carro trafegou pela Ponte Rio-Niterói sem um motorista ao volante. O vídeo, compartilhado nas redes sociais, viralizou e mostra que o carro, um Hyundai Creta, percorre a via com apenas um ocupante, que está sentado no banco… do carona.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o suposto proprietário do veículo foi identificado, mas o automóvel não foi abordado. Já o Detran-RJ informa que “dirigir sem uma das mãos no volante, ou mesmo sem nenhuma das mãos, é infração média”, ainda que em um carro de controle de velocidade adaptativo (sistema que funciona como uma espécie de piloto automático). “Esta mesma infração será considerada gravíssima se o condutor estiver segurando ou manuseando um telefone celular, o que o caso exibido no vídeo”, ressalta.
A publicação original já tem mais de 90 mil visualizações e foi reproduzida por diversas páginas no Instagram.
Um dos comandos do carro também começa a apitar em dado momento do vídeo, quando o rapaz precisa tocar no volante (e consegue parar o som). Segundo informações da montadora, o sistema do veículo usa sensores e radares para monitorar a distância do veículo à frente e pode ser acionado em um botão no volante. “Embora o sistema ofereça uma camada adicional de conforto, é crucial que o condutor permaneça com as mãos no volante e atento ao tráfego e às condições da estrada”, alerta a montadora em seu site.
