A Casa da Flor, um dos maiores símbolos da arte popular na Região dos Lagos, em São Pedro da Aldeia (RJ), segue ganhando reconhecimento nacional. Tombada como Patrimônio Cultural Material Brasileiro pelo Iphan em 2016, a construção feita por Gabriel Joaquim dos Santos agora é tema de um curta-metragem dirigido por Gabriela Chaffin, intitulado “Casa da Flor: A Lenda do Tesouro de Seu Gabriel”, que estreou esta sexta-feira no YouTube. Clique aqui para assistir.
Construída a partir de 1912 e decorada por mosaicos e esculturas criados com materiais descartados, a Casa da Flor é considerada uma obra única no país. Gabriel, filho de uma indígena e de um ex-escravizado, ergueu a casa com taipa e madeira roliça e, a partir de um sonho em 1923, passou a decorá-la com tudo o que encontrava – conchas, búzios, detritos industriais, azulejos quebrados e até faróis de automóveis.
“A casa da Flor é um patrimônio que a gente tem, com mais de 100 anos de existência. Ela foi bordada por Gabriel Joaquim dos Santos, um homem negro periférico, analfabeto até uma boa parte da sua vida, aprendeu a ler e escrever em dois meses, então é uma história que ele tem fantástica de vida, enquanto artista, enquanto poeta, e que muitas pessoas não conhecem.”, destaca Gabriela.
A Casa da Flor, hoje mantida com apoio de projetos culturais e sob os cuidados do sobrinho neto de Gabriel, continua recebendo visitantes e estudiosos que se encantam com os detalhes únicos da construção. A casa, agora retratada também nas telas, segue viva como símbolo da resistência criativa brasileira.
