Imagens de um balão nos céus de Búzios ganharam as redes sociais nesse fim de semana. O artefato, considerado perigoso, foi avistado em Manguinhos e outros bairros da cidade. Não há ocorrências relacionada a queda dessa balão, segundo os bombeiros.
O registro foi feito uma semana depois do Disque Denúncia lançar o serviço Disque Balão, para incentivar denúncias contra a soltura dos artefatos, considerada crime. De acordo com o programa, em 2024, o Linha Verde recebeu 192 denúncias envolvendo grupos de baloeiros, locais de comercialização, fabricação ou soltura de balões, um aumento de 65% em relação ao ano anterior.
Desde o início deste ano, segundo o Disque Denúncia, já foram registradas 37 ligações envolvendo balões. No mesmo período de 2024 foram 18 ocorrências.
O ato de soltar balões é crime ambiental no Brasil, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). De acordo com o artigo 42, fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios em florestas e áreas urbanas pode resultar em pena de um a três anos de prisão, além de multa.
O Corpo de Bombeiros também divulgou um vídeo na semana passada onde alerta para o perigo dessa prática.
Denúncias:
Bombeiros: 193
Disque denúncia: (21) 2253-1177
