Não há data para a reabertura, em Cabo Frio, do PICS, o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares. O serviço, que oferece tratamentos alternativos de saúde gratuitos, deixou de funcionar no início do mês. A sede ficava no bairro Jacaré.
Na semana passada, o Conselho Nacional de Saúde se posicionou contra o fechamento da unidade e recomendou oficialmente a reabertura imediata do PICS em Cabo Frio. Segundo o Conselho, o serviço fazia mais de dois mil atendimentos por mês.
Nossa reportagem esteve na sede do PICS na manhã desta quarta-feira (14) e constatou que o local permanece fechado, sem qualquer indicação de que ali já havia funcionado o programa. Todas as indicações foram retiradas.
Em nota, a prefeitura de Cabo Frio negou que o programa tenha sido encerrado. Disse que ele foi “temporariamente suspenso para ser readequado”. E acrescentou: “para que não haja interrupção nos serviços prestados, a Secretaria está viabilizando a reabertura do PICS, em data a ser anunciada em breve. O programa voltará a funcionar, ainda que temporariamente, no mesmo espaço”.
A prefeitura não informou se os profissionais e voluntários que atuavam no programa serão recontratados para a reabertura.
O Núcleo de Práticas Integrativas oferece tratamentos terapêuticos como acupuntura, auriculoterapia, cristaloterapia, ozonioterapia, florais, meditação e reiki. As práticas de prevenção são reconhecidas desde 2006 como tratamentos de saúde a serem oferecidos pelo SUS.
