Evento gratuito acontece nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio no Mart; entre os palestrantes a neta do maior folclorista brasileiro Câmara Cascudo, Daliana Cascudo, apresentação dos “Os Parafusos” de Sergipe, lançamento de documentários e muito mais!
O evento Festival Mestres do Povo acontece nos proximos dias em Cabo Frio de 20 á 22 de maio. Pesquisadores e grupos dos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, Piaui, Espírito Santo e Rio de Janeiro estarão presentes, além de exposição, exibição de documentários e lançamento de catálogo inédito.
Nas mesas de debate estarão presentes Daliana Cascudo (neta do Câmara Cascudo e presidente da Fundação Câmara Cascudo), Irineu Fontes (secretário executivo de cultura do Estado de Sergipe) e Flavio Serafini (deputado estadual da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Eliomar Mazoco (vice-presidente da Comissão Nacional de Folclore) e Vagner Ribeiro (presidente da Comissão Piauiense de Folclore). As apresentações artísticas ficarão por conta dos grupos folclóricos tradicionais “Os Parafusos”, de Lagarto (SE), bonecos do Cia “Sorriso Feliz” (Cabo Frio), e dança afro-brasileira, com Suzana Menezes e Nenego (Cabo Frio).
No festival acontece a exposição “Ricardo do Carmo – 40 anos de Folclore”, e lançamento de quatro documentários inéditos da 3º temporada da série “Mestres do Povo”, do idealizador do festival, folclorista e documentarista Ricardo do Carmo, além de outras obras do diretor. Haverá ainda o lançamento do catálogo de filmes “Mestres do Povo: A Opção pelo Popular”.
Confira a programação completa do 1º Festival Mestres do Povo:
20/MAIO – TERÇA-FEIRA ABERTURA
18h – Solenidade de abertura.
19h – Palestra de Daliana Cascudo (Presidente do Instituto Câmara Cascudo). Tema: “Câmara Cascudo – O Grande Intérprete do Brasil”.
20h – Exibição do curta-metragem “10 Anos de Mestres do Povo”.
20:30 – Homenagem aos Mestres Populares e lançamento do Catálogo de Filmes “A Opção pelo Popular” + Abertura da Exposição “Ricardo do Carmo – 40 Anos de Folclore”. Exposição de fotografias, imagens, documentos, objetos, textos literários e artesanato.
21h – Coquetel de confraternização, no Jardim do Museu.
21/MAIO – QUARTA-FEIRA – MANHÃ
10h – “A Criação de Leis e a Lei dos Mestres”, com Irineu Fontes (secretário executivo de cultura do Estado de Sergipe) e Flavio Serafini (deputado estadual).
11h – Debate com mestres da cultura popular.
NOITE
3ª Temporada da Série Documental Mestres do Povo 18h – “O escultor Gilmário Santana”
“Renato Babão viu o monstro”
19h – Performance de dança afro-brasileira, com Suzana Menezes e Nenego. 20h – Apresentação do grupo folclórico “Os Parafusos”, de Lagarto (Sergipe).
22/MAIO – QUINTA-FEIRA – MANHÃ
10h – “Os Mestres de Saberes Notórios”, com Eliomar Mazoco (vice-presidente da Comissão Nacional de Folclore) e Vagner Ribeiro (presidente da Comissão Piauiense de Folclore).
11h – Exibição do documentário “Muito Antes de Nós”, sobre o legado de Niède Guidon no Piauí. Filme premiado na XIII Semana Fluminense do Patrimônio (2023). Direção Ricardo do Carmo, com fotografias de Lucas Müller e André Pessoa. Comentários de Maria Socorro Macêdo, empresária do ramo de turismo em São Raimundo Nonato (Piauí).
NOITE
18h – Fala de encerramento, com Rafael Barros Gomes (diretor do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP).
18.30h – “Os barcos de Antonio Leite”
“Zenóbia do Sorriso Feliz”
19.30h – Espetáculo de Teatro de Bonecos do “Grupo Sorriso Feliz”, com Clarêncio Rodrigues. 20.30h – Confraternização com palco aberto.



