By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!
  • Polícia
    PolíciaMostrar Mais
    Mestre de capoeira é morto em Araruama e crime repercute na cidade
    07/07/2025
    Homem morre e idoso fica ferido após disparos de arma de fogo em Saquarema
    04/07/2025
    Justiça manda prender, em Saquarema, militar da Marinha que matou pedreiro em 2021 por causa de discussão envolvendo uma obra
    03/07/2025
    Professor é preso em Búzios suspeito de abuso de quatro alunos
    02/07/2025
    PF mira esquema de fraudes em postos de combustíveis — Búzios está na lista de alvos
    02/07/2025
  • Política
    PolíticaMostrar Mais
    Governador em exercício, Bacellar cumpre a ameaça e exonera Washington Reis do governo do RJ
    03/07/2025
    Cláudio Castro oficializa licença para viagem e Bacellar volta ao comando do estado
    02/07/2025
    Bolsonaro fechado com Rodrigo Bacellar para governador do Rio em 2026
    27/05/2025
    Vice-governador do RJ, Thiago Pampolha é indicado para o TCE e abre caminho para Rodrigo Bacellar em 2026
    20/05/2025
    Criminoso foge da Delegacia de Maricá, mas é recapturado
    25/02/2025
  • Economia
    EconomiaMostrar Mais
    Tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado: entenda como vai funcionar
    04/07/2025
    Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimentos no RJ com geração de 38 mil empregos
    03/07/2025
    Prefeitura de Cabo Frio prorroga prazo para negociar débitos municipais com até 100% de desconto nos juros e multas
    02/07/2025
    Imposto de Renda 2025: 2º lote de restituição começa a ser pago nesta segunda; veja se vai receber
    30/06/2025
    Aneel mantém bandeira vermelha, e conta de luz continua mais cara em julho
    28/06/2025
  • Esportes
    EsportesMostrar Mais
    Capoeirista de Cabo Frio vence maior competição de capoeira do mundo
    30/06/2025
    Cabista Alexandre Pantoja conquista quarto título do UFC; multidão acompanha luta em Arraial do Cabo
    29/06/2025
    Ginasta Manuelly Vitória, de Cabo Frio, consegue vaga nos Jogos Escolares Brasileiros; Manchete Lagos já contou a história dela
    25/06/2025
    Prefeitura de Saquarema reforça recomendações de segurança durante Mundial de Surfe
    23/06/2025
    Estádio Aracy Machado recebe mais uma edição do Cabo Frio Games, evento de crossfit
    18/06/2025
Leitura: INSS passa a exigir biometria para novos empréstimos consignados a partir desta sexta; saiba como vai funcionar
Compartilhar
Notificação Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Esportes
Ter uma conta existente? Login
  • Advertise
© 2024 Manchete Lagos
Início » INSS passa a exigir biometria para novos empréstimos consignados a partir desta sexta; saiba como vai funcionar
Brasil

INSS passa a exigir biometria para novos empréstimos consignados a partir desta sexta; saiba como vai funcionar

Redação Manchete
Última atualização: 23/05/2025 20:16
Por Redação Manchete 7 Min de Leitura
Compartilhar
COMPARTILHAR

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados a partir desta sexta-feira (23).

A medida foi tomada em meio à crise da fraude do INSS sobre descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas, e espera inibir a ação de golpistas.

🔎 O crédito consignado permite que segurados do INSS peguem empréstimos de bancos e instituições financeiras, e paguem o valor por meio de parcelas descontadas diretamente da folha de seus benefícios, como aposentadoria, pensão ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).

  1. Por que o INSS bloqueou os empréstimos consignados?
    O bloqueio, feito no dia 8 de maio, segue uma ordem do Tribunal de Contas da União (TCU) e uma decisão liminar no âmbito de uma ação civil pública que determinou a suspensão dos benefícios para empréstimos até que o beneficiário solicite o desbloqueio.

A medida busca dificultar a ação de golpistas, ao dar mais controle para o segurado durante o processo de contratação de empréstimos. (entenda mais abaixo)

De acordo com uma auditoria do TCU, obtida pelo blog da jornalista Daniela Lima, só em 2023 foram registradas 35 mil reclamações de empréstimos concedidos sem solicitação dos beneficiários.

  1. O que mudou exatamente?
    Antes, os segurados do INSS não precisavam tomar nenhuma medida para que bancos e instituições financeiras tivessem acesso a sua margem consignável.

Ou seja, qualquer banco podia enxergar quanto o beneficiário tinha disponível para empréstimo e oferecer produtos, mesmo sem que ele tivesse pedido ou autorizado nada.

Agora, com as novas regras, a margem só poderá ser consultada pelos bancos depois que o próprio segurado autorizar o acesso, explicou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, em uma entrevista ao vivo para o g1, no último dia 15.

Além disso, essa autorização não é mais permanente:

Depois que o empréstimo for feito, a margem volta a ficar bloqueada.
Se quiser contratar um novo crédito, o aposentado precisará desbloquear o serviço novamente.
O advogado especialista em direito previdenciário Washington Barbosa ressaltou que, há um ano, o INSS chegou a disponibilizar uma opção para os segurados bloquearem voluntariamente a contratação de empréstimos com descontos em seus benefícios.

“Mas esse era um processo ativo. Tudo era liberado e quem quisesse poderia bloquear. A partir de agora, inverte o sinal. Todos os empréstimos são bloqueados e, somente mediante autorização com biometria, são liberados”, explica o advogado.

  1. Como desbloquear novos empréstimos a partir de agora?
    De acordo com o despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU), os desbloqueios de novos empréstimos consignados “somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS”. As agências do INSS estão proibidas de fazer esse desbloqueio.

O órgão ainda não divulgou um passo a passo de como realizar essa ação no aplicativo. Waller Júnior explicou ao g1 que o segurado deve procurar o menu “Autorização de consignado” e fazer o desbloqueio pelo Meu INSS, utilizando login prata ou ouro do gov.br.

Desde 8 de maio, quando o INSS anunciou o bloqueio, beneficiários relataram ao g1 que enfrentam dificuldades para usar o serviço “bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado” no Meu INSS.

Muitos dizem ter recebido uma mensagem informando que o benefício foi bloqueado por 60 dias por “questão de segurança”, mas afirmam que não podem esperar esse prazo para contratar o crédito.

Segundo Waller Júnior, houve uma determinação do INSS para que a Dataprev bloqueasse outras formas de acesso ao consignado que não fossem o reconhecimento facial. Mas houve um erro no sistema, que interpretava que o comando era um alerta de fraude. “Quando ele faz assim, o sistema automaticamente bloqueia novas consignações por 60 dias.”

“Isso foi um erro do sistema, que foi corrigido. E a partir de hoje já está aberto para novos consignados”, disse o presidente do INSS.

  1. Qual é a relação entre a fraude dos empréstimos e dos descontos associativos?
    A fraude dos descontos associativos do INSS explodiu em abril deste ano, após uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).

A investigação apontou que associações que oferecem serviços a aposentados estavam cadastrando pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS.

No início de maio, o blog da Daniela Lima adiantou que as investigações sobre as fraudes no INSS estavam avançando sobre os consignados.

Além dos descontos irregulares de associações, aposentados e pensionistas vinham reclamando de descontos de empréstimos realizados sem sua autorização.

No último dia 14, o INSS abriu um procedimento para identificar os aposentados e pensionistas que foram vítimas da fraude dos descontos irregulares e devolver a eles os valores desviados pelas associações. Porém, o serviço não vale para quem foi vítima dos empréstimos ilegais.

A reportagem, o presidente do INSS explicou que a média do valor descontado irregularmente, no caso dos descontos de entidades associativas, é R$ 46 por mês.

“Então, se for muito diferente disso, saiba que você não está nesse público-alvo de ressarcimento”, alerta.

  1. O que fazer se descobrir empréstimos realizados sem autorização?
    Quem foi vítima de empréstimos consignados liberados sem autorização pode registrar uma reclamação tanto no INSS — pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135 — quanto nos órgãos que fiscalizam esse tipo de operação, como a Cenacon, a Febraban, a BBC ou diretamente nas instituições financeiras, orientou o presidente do INSS.

Segundo o advogado Washington Barbosa, em alguns casos, é possível suspender os descontos irregulares ao entrar em contato direto com o banco responsável pelo empréstimo.

No entanto, se a instituição apresentar documentos que indiquem que o cliente autorizou a operação, mesmo que ele tenha sido vítima de um golpe, será necessário contestar a validade dessas provas na Justiça, para tentar interromper as cobranças e recuperar os valores pagos.

É importante destacar que o bloqueio determinado pelo INSS só vale para a contratação de novos empréstimos. A medida não afeta os acordos que já foram firmados e estão em andamento.

Com informações do g1

You Might Also Like

Divulgado edital do Enem dos Concursos; inscrições começam nesta quarta

Enem 2025: após ampliação do prazo, pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até hoje

Governo envia ao Congresso projeto de lei que aumenta pena para furto e receptação de celulares; entenda

Fraudes no INSS: governo deve apresentar no STF nesta terça calendário da devolução de dinheiro descontado ilegalmente

Fraude no INSS: ressarcimento deve ser em pagamento único e é estimado em R$ 2,1 bilhões

Compartilhe Este Artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo Anterior RJ tem previsão de chuva nesta sexta e sábado e sol volta no domingo; primeira grande onda de frio chega semana que vem
Próximo Artigo Autoridades de 26 países já confirmaram presença na 1ª Assembleia da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+, em Maricá

Siga-nos nas Redes

InstagramFollow
- Publicidade -
Ad image

Últimas Notícias

Empresa de turismo responsável por barco que atropelou baleia em Arraial do Cabo será notificada
Cidades
Casa da Criança promove Campanha do Agasalho
Cidades
Prouni do 2º semestre publica resultado da primeira chamada; veja como conferir
Educação
Jovem relata agressão dentro de boate de Maricá
Cidades
//

Nós seguimos buscando levar informação com qualidade e credibilidade para nossos leitores. Aqui a sua voz é Manchete!

© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?